sexta-feira, 28 de junho de 2013

Atividades de alfabetização com a fábula "A cigarra e a formiga"





quinta-feira, 13 de junho de 2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ALFABETIZAÇÃO COM RECEITAS CULINÁRIAS 2° ANO LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA



OBJETIVOS:
-Interagir em situações que envolvam a produção de textos individuais e coletivos;
-Compreender a estrutura do gênero e sua funcionalidade;
-Realizar leituras com fluência e competência para compreensão do gênero em estudo;
-Produzir textos do gênero de forma a considerar a estrutura e função social;

PROCEDIMENTOS:
-Conversar com os alunos levantando as seguintes questões: Quais as comidas típicas de festa junina que vocês conhecem? Quais as de que vocês mais gostam?
-Apresentar aos alunos a estrutura de textos do gênero receitas culinárias;
-Montar em cartaz uma lista das comidas preferidas pelos alunos;
-Separar a lista em doces e salgados;
-Coletar receitas de festa junina com a participação da família e registrá-las no caderno;
-Localizar no cartaz se há a receita trazida pelos alunos de casa;
-Selecionar as receitas preferidas pelos alunos;
-Separar os alunos em duplas para que produzam o livro de receitas de festa junina do 2° ano ficando o mesmo em disposição na biblioteca da escola;

MATEMÁTICA
Conteúdo: Tabelas e gráficos
OBJETIVO
-Interpretar e transmitir informações através de gráficos e tabelas;

Procedimentos:
-Propor à turma a pesquisa de gráficos e tabelas em jornais e revistas;
-Selecionar gráficos para análise coletiva e individual;
-Propor pesquisa de opinião na escola durante o intervalo a respeito da comida típica de festa junina preferida pelos alunos da escola;
Modelo de tabela para pesquisa:
Nome do entrevistado
Nome do prato
Nome do prato
Nome do prato
Nome do prato





















-Produzir tabelas e gráficos com os dados coletados;