quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: GÊNERO TEXTUAL LISTA


Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática e Ciências
·         Conversar com os alunos a respeito do gênero textual lista, fazendo perguntas como: O que é uma lista? Qual sua finalidade? Qual os tipos de listas que vocês conhecem?
·         Realizar atividade com a construção de listas pelos alunos na qual diversas palavras serão colocadas dentro de um saco, cada criança na sua vez sorteia uma palavra, logo após realizara a leitura individual ou com o auxilio do professor e colegas, depois colocará esta palavra na lista de frutas, animais, material escolar, objetos ou alimentos;
·         Passar tarefa a ser realizada em casa na qual os alunos deverão produzir  com o auxílio da família um lista com os produtos que fazem parte da compra realizada no supermercado;
·         Construir no quadro negro uma lista dos produtos que fazem parte das compras realizadas no supermercado, cada alunos na sua vez fala o nome de algum produto que faz parte da sua lista de compras, o professor como escriba anota no quadro, logo após os alunos irão separar os produtos em alimentos, higiene e limpeza;
·         Jogos: Jogo da lista de compras no supermercado, acessar no link: http://jogos360.uol.com.br/lista_de_produtos.html

Avaliação
·         Por intermédio das atividades que envolvem a oralidade como as inferências realizadas durante as leituras deleite e atividades de produção das listas, identificar pontos a serem aprimorados na oralidade dos alunos;
·         Analisar pela leitura realizada diariamente dos cartazes quais as maiores dificuldades em relação à leitura;
·         As atividades de produção, assim como as avaliações diagnósticas, servirão de norte para tabulação de dados e elaboração de novas estratégias que possam contribuir na aprendizagem dos alunos;

Matemática

Objetivos
·         Identificar os números em diferentes contextos e funções
·         Elaborar e resolver problemas de estruturas aditivas com o uso de desenhos;
·         Comparar grandezas de mesma natureza, por meio de estratégias diversas;
·         Ler interpretar e transpor informações em gráficos e tabelas;

       Procedimentos

·         Com o auxílio da lista de frutas elaboradas na disciplina de Língua Portuguesa, realizaremos uma pesquisa em sala de aula com os alunos a respeito de qual a fruta preferida;
·         Logo em seguida como os dados coletados, produziremos tabelas e gráficos;
·         Realizar pesquisa nas outras salas a respeito de qual a fruta preferida pelos alunos, cada grupo ficará responsável por pesquisar em uma sala;
F  

        Ficha para pesquisa



·         Elaboração de gráficos e tabelas com os dados coletados;
·         Elaborar no quadro negro e conjunto com os alunos situações problema com a ideia da adição que envolva palavras das listas produzidas e o nome dos alunos da sala;

Avaliação
·         Identificar durante as atividades realizadas as dificuldades dos alunos em relação à identificação de números e compreensão de problemas que envolvem a adição, para posteriores planejamento que tenham por objetivo criar estratégias que venham a consolidar a aprendizagem dos alunos em relação ao conteúdo.

 Ciências

Conteúdo: A importância das frutas para o desenvolvimento humano;
Objetivos:
·         Perceber que os seres humanos crescem e se desenvolvem ao longo da vida;
·         Conhecer a importâncias das frutas para um crescimento saudável e manutenção da saúde;

·        Apresentar aos alunos aos alunos os filmes:  

Doki descobre as Frutas

GUGUDADA - A Música das Frutas 

 Educação Nutricional

·         Produção individual do livro das frutas, contendo o nome e a importância do seu consumo para manutenção da saúde;

Avaliação
·         Através das atividades desenvolvidas identificar a compreensão dos alunos em relação às atividades propostas, assim como no trabalho com a expressão oral e escrita, na aquisição do hábito de alimentar-se de frutas no seu cotidiano para manutenção da saúde;