terça-feira, 4 de agosto de 2015

Sequência didática. Folclore: Lendas, parlendas e adivinhas.

Alfabetização



Língua Portuguesa

Apresente aos alunos o livro “Os 10 Sacizinhos”, de Tatiana Belinky.



Aborde a capa, nome da autora e ilustradora da história, levante hipóteses com os alunos a respeito do assunto a ser abordado no livro; Realize o reconto da história com a participação de todos, nesta atividade o professor mostrará as ilustrações e os alunos irão descrever através da oralidade o reconto da história na sequência em que os fatos aconteceram; Entregue aos alunos em material impresso as partes do livro com as palavras escritas sem espaço para que segmentem as palavras e reescrevam no caderno. Retome novamente o trabalho com rimas com a identificação das palavras que rimam no texto do livro. Na sequência faça um ditado das palavras que rimam em cada estrofe da história, sendo que os alunos devem registrar tais palavras em seus cadernos. Faça análise linguística das palavras retiradas do livro onde os alunos mais avançados no processo de alfabetização poderão produzir novos estrofes com palavras diferentes das existentes no texto, o restante dos alunos escrever novas palavras que tenham as mesmas sílabas finais;
Fale a respeito do saci e que este personagem é uma lenda que faz parte do nosso folclore. Neste enfoque questione os alunos sobre quais outras lendas conhecem. Faça no quadro uma lista com o nome de todos os personagens lembrados pelos alunos os mesmos devem anotar no caderno. Em seguida de posse dos personagens, apresente vídeos retirados do youtube no endereço: https://www.youtube.com/results?search_query=juro+que+vi esta serie descreve as características dos personagens folclóricos apontados pelas crianças. 
A seguir entregue aos alunos imagens dos personagens para que possam descrever suas características, produzindo assim o livro das lendas.

Adivinhas

Levante os conhecimentos prévios dos alunos propondo os questionamentos: Vocês conhecem o gênero adivinhas? Quais vocês conhecem? Organize a turma em dupla propondo que um colega faça uma adivinha com outro. Organize a turma em círculo, propondo que respondam algumas adivinhas lidas pelo professor. Organize um mural com diversas adivinhas. Faça a leitura de algumas, proponha que os alunos encontrem as respostas nas fichas que estarão espalhadas pela escola separados em grupos preestabelecidos. Vencerá a competição o grupo que encontrar o maior número de respostas para as adivinhas.

Parlendas

Inicie o trabalho com parlendas verificando o que as crianças sabem sobre o tema. Monte um texto coletivo com as informações recolhidas propondo a recitação de parlendas já conhecidas. Apresente o livro Salada, saladinha.
Pergunte o porquê do nome do livro Salada, saladinha. Deixe que a turma manuseie a obra e perceba as parlendas conhecidas. Uma criança pode recitar para as outras aquelas que já memorizou.  Ofereça aos alunos textos de parlendas de pular corda, pergunte quais já fizeram uso durante alguma brincadeira. Realize a brincadeira de pular corda com as parlendas. Entregue a cada aluno uma parlenda ainda não conhecida para que possa realizar a apresentação da mesma na culminância do Projeto Folclore na escola.


Matemática


Conteúdo: Geometria, adição, subtração, multiplicação, divisão e tabelas;

No início da atividade apresente aos alunos as ilustrações do livro Os Dez Sacizinhos para que façam a contagem de forma regressiva. Logo após discuta a respeito de números sucessores e antecessores, Questione cada aluno na sua vez  a respeito da quantidade anterior ou a próxima de sacizinhos. Para complementar a atividade utilize as  atividades disponíveis no link:
http://vida-vivendocomarte.blogspot.com.br/2012/04/atividade-antecessorsucessor.html a qual aborda a questão dos números sucessores e antecessores. 
Crie em conjunto com os alunos situações problemas diferentes daquelas apresentadas na obra trabalhada durante a sequência didática, como por exemplo: Eram dez sacizinhos, três ficaram imóveis, quantos sacizinhos sobraram? Todas elaboradas com a participação dos alunos.

Organize os alunos em duplas para realização do jogo Trilha do Folclore entregue aos alunos a cartela abaixo contendo a trilha com números do 1 ao 50 e também uma tabela onde deverá ser anotada a pontuação obtida a cada roda, sendo que o primeiro lugar valerá 5 pontos e o segundo 3.

Disponível em: http://alfabetizacaoecia.blogspot.com.br/2009/01/jogos-de-trilha.html



Rodada
Pontos





Total de pontos




Para iniciar o jogo o dado deverá ser lançado pelos jogadores, começa aquele que tirar a maior quantidade, no decorrer da trilha o aluno ao parar em determinadas casas deverá fazer a leitura dos obstáculos. Vencerá o jogo o aluno que chegar ao final da trilha primeiro e somar o maior número de pontos ao final de 5 rodadas. Na sequência faça no quadro negro uma lista com a pontuação obtida por cada aluno para interpretação dos seguintes dados: Quem foi o maior pontuador? E o menor? Quantos pontos a mais fez o maior pontuador que o menor?

Entregue aos alunos uma folha para produção individual da dobradura do saci seguindo os passos no endereço: https://annacrafts.wordpress.com/2011/08/17/como-fazer-dobraduras-de-saci/
Ao decorrer da atividade questione os alunos a respeito de quais as formas geográficas foram  formadas ao decorrer da produção da dobradura.


Ciências

Conteúdo: Conservação e preservação do ambiente para manutenção da vida na terra.


Utilize como introdução do conteúdo a lenda do curupira. Converse com os alunos a respeito do que conhecem sobre este personagem folclórico. Logo após concluindo-se que ele é um protetor da natureza. Converse com os alunos a respeito do significado da palavra extinção. Apresente com o uso do Datashow os sites abaixo: 

Apresente as imagens de vários animais em extinção da fauna brasileira e faça a leitura das características físicas e biológicas destes seres. Leve os alunos até a sala de informática onde irão acessar o jogo da memória dos animais em extinção nos links abaixo:

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=315

Relembre com os alunos alguns animais em extinção observados nos sites apresentados no Datashow e no jogo da memória realizado na sala de tecnologia na aula anterior de ciências. Separe imagens impressas de alguns animais da fauna brasileira que se encontram em extinção entre os quais: Arara azul, Onça pintada, Lobo-guará, Mico-leão-dourado, Tamanduá Bandeira, Macaco Aranha, Cervo do Pantanal, Búgio, Peixe Pirarucu, Jaguatirica, Ariranha, Tartaruga Marinha, Peixe Boi, Soldadinho do Araripe, Macaco Aranha de cara vermelha, Ciganinha e Boto cor de rosa. Cada aluno ficará responsável em produzir frases, palavras ou pequenos textos de acordo com o seu nível de alfabetização, sobre algum desses animais para mostrar a todos, a importância de cuidarmos da natureza que nos cerca.  As produções  poderão ser expostas em cartazes informativos para divulgar na própria escola.


Geografia

Conteúdo: Cuidados com o meio ambiente “O lugar onde você vive”


Através da descrição realizada pelos alunos das características dos principais personagens das lendas do nosso folclore questione os alunos sobre qual o nome do personagem que gosta de fazer a maior bagunça. Após responderem que esta é uma característica do Saci Pererê, faça a introdução sobre a importância de se cuidar do lugar onde vivem, questione os alunos sobre as atitudes que eles próprios tem em relação a organização e a limpeza de casa e em outros ambientes que frequentam. Pergunte como seria a casa e o lugar onde vivem fosse todo desorganizado e sujo. Apresente as crianças várias cenas e peça que  observem e identifiquem aquelas que mostram atitudes que ajudam a cuidar dos ambientes.


História

Conteúdo: Brincadeiras típicas

Explique  aos alunos que dentro do tema folclore temos a brincadeiras passadas de geração a geração e que algumas ainda são praticadas pelas crianças no seu cotidiano, já outras foram por seus pais ou avós.  A seguir mostre aos alunos diversas imagens que representam brincadeiras atuais e aquelas realizadas no passado, para que façam a distinção entre as duas. Monte um questionário a ser realizado pelas crianças junto aos pais e avós sobre  brincadeiras do seu tempo de criança, quais suas características e regras. 

De posse das entrevistas realizadas a respeito das brincadeiras do passado, cada aluno apresentará ao restante da sala os resultados obtidos, descrevendo as respostas e algumas outras características observadas durante a atividade. Após a apresentação leve os alunos até o pátio da escola para realizarem as brincadeiras descritas durante a entrevista, seguindo as instruções  descritas a respeito das mesmas, para que todos possam participar.

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