Alfabetização
Língua
Portuguesa
Apresente aos alunos o
livro “Os 10 Sacizinhos”, de Tatiana Belinky.
Aborde a capa, nome da autora e
ilustradora da história, levante hipóteses com os alunos a respeito do
assunto a ser abordado no livro; Realize o reconto da história com a participação de todos, nesta atividade o
professor mostrará as ilustrações e os alunos irão descrever através da
oralidade o reconto da história na sequência em que os fatos aconteceram; Entregue aos alunos em material
impresso as partes do livro com as palavras escritas sem espaço para que
segmentem as palavras e reescrevam no caderno. Retome novamente o trabalho com rimas
com a identificação das palavras que rimam no texto do livro. Na sequência faça um ditado
das palavras que rimam em cada estrofe da história, sendo que os alunos devem
registrar tais palavras em seus cadernos. Faça análise linguística das
palavras retiradas do livro onde os alunos mais avançados no processo de
alfabetização poderão produzir novos estrofes com palavras diferentes das existentes
no texto, o restante dos alunos escrever novas palavras que tenham as mesmas
sílabas finais;
Fale a respeito do saci e que este personagem é uma lenda que faz parte do nosso folclore. Neste enfoque questione os alunos sobre quais outras lendas conhecem. Faça no quadro uma lista com o nome de todos os personagens lembrados pelos alunos os mesmos devem anotar no caderno. Em seguida de posse dos personagens, apresente vídeos retirados do youtube no endereço: https://www.youtube.com/results?search_query=juro+que+vi esta serie descreve as características dos personagens folclóricos apontados pelas crianças.
A seguir entregue aos alunos imagens dos personagens para que possam descrever suas características, produzindo assim o livro das lendas.
Fale a respeito do saci e que este personagem é uma lenda que faz parte do nosso folclore. Neste enfoque questione os alunos sobre quais outras lendas conhecem. Faça no quadro uma lista com o nome de todos os personagens lembrados pelos alunos os mesmos devem anotar no caderno. Em seguida de posse dos personagens, apresente vídeos retirados do youtube no endereço: https://www.youtube.com/results?search_query=juro+que+vi esta serie descreve as características dos personagens folclóricos apontados pelas crianças.
A seguir entregue aos alunos imagens dos personagens para que possam descrever suas características, produzindo assim o livro das lendas.
Adivinhas
Levante os conhecimentos prévios dos alunos propondo os questionamentos: Vocês conhecem o gênero adivinhas? Quais vocês conhecem? Organize a turma em dupla propondo que um colega faça uma adivinha com outro. Organize a turma em círculo, propondo que respondam algumas adivinhas lidas pelo professor. Organize um mural com diversas adivinhas. Faça a leitura de algumas, proponha que os alunos encontrem as respostas nas fichas que estarão espalhadas pela escola separados em grupos preestabelecidos. Vencerá a competição o grupo que encontrar o maior número de respostas para as adivinhas.
Parlendas
Inicie o trabalho com parlendas verificando o que as crianças sabem sobre o tema. Monte um texto coletivo com as informações recolhidas propondo a recitação de parlendas já conhecidas. Apresente o livro Salada, saladinha.
Pergunte o porquê do nome do livro Salada, saladinha. Deixe que a turma manuseie a obra e perceba as parlendas conhecidas. Uma criança pode recitar para as outras aquelas que já memorizou. Ofereça aos alunos textos de parlendas de pular corda, pergunte quais já fizeram uso durante alguma brincadeira. Realize a brincadeira de pular corda com as parlendas. Entregue a cada aluno uma parlenda ainda não conhecida para que possa realizar a apresentação da mesma na culminância do Projeto Folclore na escola.
Matemática
Conteúdo:
Geometria,
adição, subtração, multiplicação, divisão e tabelas;
No início da atividade apresente aos alunos as ilustrações do livro Os Dez Sacizinhos para que façam a
contagem de forma regressiva. Logo após discuta a respeito de números
sucessores e antecessores, Questione cada aluno na sua vez a respeito da quantidade anterior ou a próxima de sacizinhos. Para
complementar a atividade utilize as atividades disponíveis no link:
http://vida-vivendocomarte.blogspot.com.br/2012/04/atividade-antecessorsucessor.html a qual aborda a questão dos números sucessores e antecessores.
Crie em conjunto com os alunos situações problemas diferentes daquelas apresentadas na obra trabalhada durante a sequência didática, como por exemplo: Eram dez sacizinhos, três ficaram imóveis, quantos sacizinhos sobraram? Todas elaboradas com a participação dos alunos.
Organize os alunos em duplas para realização do jogo Trilha do Folclore entregue aos alunos a cartela abaixo contendo a trilha com números do 1 ao 50 e também uma tabela onde deverá ser anotada a pontuação obtida a cada roda, sendo que o primeiro lugar valerá 5 pontos e o segundo 3.
Disponível em: http://alfabetizacaoecia.blogspot.com.br/2009/01/jogos-de-trilha.html
Para iniciar o jogo o dado deverá ser lançado pelos jogadores, começa aquele que tirar a maior quantidade, no decorrer da trilha o aluno ao parar em determinadas casas deverá fazer a leitura dos obstáculos. Vencerá o jogo o aluno que chegar ao final da trilha primeiro e somar o maior número de pontos ao final de 5 rodadas. Na sequência faça no quadro negro uma lista com a pontuação obtida por cada aluno para interpretação dos seguintes dados: Quem foi o maior pontuador? E o menor? Quantos pontos a mais fez o maior pontuador que o menor?
Entregue aos alunos uma folha para produção individual da dobradura do saci seguindo os passos no endereço: https://annacrafts.wordpress.com/2011/08/17/como-fazer-dobraduras-de-saci/
Ao decorrer da atividade questione os alunos a respeito de quais as formas geográficas foram formadas ao decorrer da produção da dobradura.
http://vida-vivendocomarte.blogspot.com.br/2012/04/atividade-antecessorsucessor.html a qual aborda a questão dos números sucessores e antecessores.
Crie em conjunto com os alunos situações problemas diferentes daquelas apresentadas na obra trabalhada durante a sequência didática, como por exemplo: Eram dez sacizinhos, três ficaram imóveis, quantos sacizinhos sobraram? Todas elaboradas com a participação dos alunos.
Organize os alunos em duplas para realização do jogo Trilha do Folclore entregue aos alunos a cartela abaixo contendo a trilha com números do 1 ao 50 e também uma tabela onde deverá ser anotada a pontuação obtida a cada roda, sendo que o primeiro lugar valerá 5 pontos e o segundo 3.
Disponível em: http://alfabetizacaoecia.blogspot.com.br/2009/01/jogos-de-trilha.html
Rodada
|
Pontos
|
1ª
|
|
2ª
|
|
3ª
|
|
4ª
|
|
5ª
|
|
Total de pontos
|
Para iniciar o jogo o dado deverá ser lançado pelos jogadores, começa aquele que tirar a maior quantidade, no decorrer da trilha o aluno ao parar em determinadas casas deverá fazer a leitura dos obstáculos. Vencerá o jogo o aluno que chegar ao final da trilha primeiro e somar o maior número de pontos ao final de 5 rodadas. Na sequência faça no quadro negro uma lista com a pontuação obtida por cada aluno para interpretação dos seguintes dados: Quem foi o maior pontuador? E o menor? Quantos pontos a mais fez o maior pontuador que o menor?
Entregue aos alunos uma folha para produção individual da dobradura do saci seguindo os passos no endereço: https://annacrafts.wordpress.com/2011/08/17/como-fazer-dobraduras-de-saci/
Ao decorrer da atividade questione os alunos a respeito de quais as formas geográficas foram formadas ao decorrer da produção da dobradura.
Ciências
Conteúdo: Conservação
e preservação do ambiente para manutenção da vida na terra.
Utilize como introdução
do conteúdo a lenda do curupira. Converse com os alunos a respeito do que
conhecem sobre este personagem folclórico. Logo após concluindo-se que ele é um
protetor da natureza. Converse com os alunos a
respeito do significado da palavra extinção. Apresente com o uso do
Datashow os sites abaixo:
Apresente as
imagens de vários animais em extinção da fauna brasileira e faça a leitura das
características físicas e biológicas destes seres. Leve os
alunos até a sala de informática onde irão acessar o jogo da memória dos
animais em extinção nos links abaixo:
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=315
Relembre com os alunos alguns animais em extinção observados nos sites apresentados no Datashow e no jogo da memória realizado na sala de tecnologia na aula anterior de ciências. Separe imagens impressas de alguns animais da fauna brasileira que se encontram em extinção entre os quais: Arara azul, Onça pintada, Lobo-guará, Mico-leão-dourado, Tamanduá Bandeira, Macaco Aranha, Cervo do Pantanal, Búgio, Peixe Pirarucu, Jaguatirica, Ariranha, Tartaruga Marinha, Peixe Boi, Soldadinho do Araripe, Macaco Aranha de cara vermelha, Ciganinha e Boto cor de rosa. Cada aluno ficará responsável em produzir frases, palavras ou pequenos textos de acordo com o seu nível de alfabetização, sobre algum desses animais para mostrar a todos, a importância de cuidarmos da natureza que nos cerca. As produções poderão ser expostas em cartazes informativos para divulgar na própria escola.
Relembre com os alunos alguns animais em extinção observados nos sites apresentados no Datashow e no jogo da memória realizado na sala de tecnologia na aula anterior de ciências. Separe imagens impressas de alguns animais da fauna brasileira que se encontram em extinção entre os quais: Arara azul, Onça pintada, Lobo-guará, Mico-leão-dourado, Tamanduá Bandeira, Macaco Aranha, Cervo do Pantanal, Búgio, Peixe Pirarucu, Jaguatirica, Ariranha, Tartaruga Marinha, Peixe Boi, Soldadinho do Araripe, Macaco Aranha de cara vermelha, Ciganinha e Boto cor de rosa. Cada aluno ficará responsável em produzir frases, palavras ou pequenos textos de acordo com o seu nível de alfabetização, sobre algum desses animais para mostrar a todos, a importância de cuidarmos da natureza que nos cerca. As produções poderão ser expostas em cartazes informativos para divulgar na própria escola.
Geografia
Conteúdo: Cuidados com o meio ambiente “O lugar onde você vive”
Através da descrição
realizada pelos alunos das características dos principais personagens das
lendas do nosso folclore questione os alunos sobre qual o nome do
personagem que gosta de fazer a maior bagunça. Após responderem que esta é uma
característica do Saci Pererê, faça a introdução sobre a importância de se
cuidar do lugar onde vivem, questione os alunos sobre as atitudes que eles
próprios tem em relação a organização e a limpeza de casa e em outros ambientes
que frequentam. Pergunte como seria a casa e o lugar onde vivem fosse todo
desorganizado e sujo. Apresente as crianças várias cenas e peça que observem e identifiquem aquelas que mostram atitudes que
ajudam a cuidar dos ambientes.
História
Conteúdo: Brincadeiras típicas
Explique aos alunos que dentro do tema
folclore temos a brincadeiras passadas de geração a geração e que algumas ainda
são praticadas pelas crianças no seu cotidiano, já outras foram por seus pais
ou avós. A seguir mostre aos alunos diversas imagens que representam brincadeiras atuais e aquelas realizadas no passado, para que façam a distinção entre as duas. Monte um questionário a ser realizado pelas crianças junto aos pais e avós sobre brincadeiras do seu tempo de criança, quais suas características e regras.
De posse das entrevistas
realizadas a respeito das brincadeiras do passado, cada aluno apresentará ao
restante da sala os resultados obtidos, descrevendo as respostas e algumas
outras características observadas durante a atividade. Após a apresentação leve os
alunos até o pátio da escola para realizarem as brincadeiras
descritas durante a entrevista, seguindo as instruções descritas a respeito das mesmas, para que
todos possam participar.
0 comentários:
Postar um comentário