sexta-feira, 27 de março de 2015

Sequência didática páscoa com o livro: O Coelho que não era de Páscoa de Ruth Rocha.

2° ano


Língua Portuguesa

Gênero textual: Receita culinária

Questione os alunos a respeito da Páscoa e o que se comemora nesta data. Peça que citem alguns dos símbolos desta festa e se os mesmos sabem o que significa cada um deles. Na sequência apresente o vídeo abaixo que mostra o significado destes símbolos: 

Logo após apresente aos alunos o livro disponível no vídeo:




Faça a interpretação oral da história com questões como: Qual o título da história? Qual o nome da autora e ilustradora? Quem são os personagens? Qual profissão os irmãos de Vivinho queriam seguir? E Vivinho decidiu seguir qual profissão? Vocês acham que ele agiu certo ou errado? 
Faça junto com os alunos uma encenação da história, tendo o professor como narrador e os alunos personagens o resultado final pode ser apresentado para o restante da escola nas comemorações da Páscoa na ou em outra data.
Aborde a profissão escolhida por Vivinho que foi a de fabricar ovos de páscoa, mas para que possamos preparar algum alimento sendo ele doce ou salgado e se não sabemos por onde começar é essencial termos em mãos uma receita a ser seguida no preparo do alimento. Pergunte aos alunos se eles conhecem a estrutura de uma receita culinária, sendo as principais os ingredientes e o modo de preparo. 
Apresente aos alunos em material impresso uma receita de ovos de páscoa. Analise junto com eles os ingredientes e o modo de fazer.
Escreva em um cartaz uma lista com os ingredientes da receita selecionada. Identifique junto com os alunos o número de letras e sílabas de cada ingrediente. Peça aos alunos que produzam novas palavras que começam ou terminam com as mesmas sílabas das palavras do cartaz. Além disso pode pedir aos alunos que pesquisem junto a família alguma receita culinária, anotem no caderno os ingredientes e o modo de fazer e tragam para produção do livro de receitas.

Leve os alunos até a sala de tecnologia para que acessem os jogos disponíveis nos links abaixo:



História

Conteúdo: Família

Objetivos

-Reconhecer que todas as famílias tem uma história;
-Compreender que as famílias mudam com o passar do tempo;
-Perceber a importância da árvore genealógica, que mostra as relações entre as pessoas da mesma família e a sua história;

Procedimentos

Utilize como introdução ao conteúdo a história apresentada na aula anterior em que os irmãos de Vivinho queriam ser coelhos da páscoa assim como seus avós, bisavós e tataravós. Apresente aos alunos exemplo de uma árvore genealógica para que possam entender de forma mais clara as relações de uma família e outra. Além disso pode trabalhar com os alunos as atividades abaixo: 

Disponível em: http://www.atividadeseducacaoinfantil.com.br/recursos-educacionais/arvore-genealogica/ 

Disponível em: http://www.mytattoospro.com/CIMA-World-CIMA-World--







0 comentários:

Postar um comentário