terça-feira, 5 de maio de 2015

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DIA DAS MÃES: ALFABETIZAÇÃO



Língua Portuguesa: 3 aulas

Procedimentos:

Reúna os alunos em círculo e faça a leitura do livro: A minha Mãe é a melhor Mãe do Mundo de Maria João Lopo de Carvalho. 


Se não tiver o livro a disposição o mesmo pode ser acessado no link: http://pt.slideshare.net/milperolas/a-melhor-me-do-mundo-22512329



Mostre aos alunos as ilustrações presentes na capa para que  possam levantar hipóteses a respeito do conteúdo a ser apresentado na obra. A seguir diga que o livro fala a respeito de uma pessoa muito importante em nossas vidas a nossa mãe e que no dia 10 de maio comemora-se o seu dia. Após a leitura converse com os alunos a respeito da importância das mães em nossa vida e qual foi a lição que Gil aprendeu. Entregue aos alunos uma lista com as atividades que a mãe cobrava do menino que fossem realizadas, onde os alunos terão que escrever ao lado a sua descrição com frases referentes ao texto.


Disciplina: Geografia

Conteúdo: O trabalho no comércio e nos serviços.

Objetivos:
-Conhecer e distinguir as figuras do consumidor e do comerciante;
-Identificar as atividades ligadas ao setor de serviços;
-Reconhecer algumas profissões do setor de serviços;
-Identificar as diferenças entre atividades de prestação de serviços e atividades comerciais;

Procedimentos

Questione os alunos a respeito de onde Gil, foi no inicio da história e o que ele queria encontrar neste estabelecimento. A seguir esclareça aos alunos que o consumidor não adquire um produto diretamente da indústria, mas nos estabelecimentos comerciais que podem ser: Lojas, Supermercados, etc. Comente que no comércio o comerciante adquire as mercadorias e as revende aos consumidores que são as pessoas que compram. Diga ainda que no princípio o comércio se baseava na troca de mercadorias entre os seus produtores. 


Matemática

Conteúdo: Adição e subtração

03 aulas

Procedimentos

Com o uso das ilustrações do livro a Minha Mãe é a melhor mãe do mundo apresente aos alunos as seguintes questões por meio da observação das imagens presentes na obra: Quantas mães havia na loja? Quanta mães Gil escolheu? Quantas sobraram? Quantas guloseimas a mãe deixou que Gil comesse? Gil resolver comer mais 5 guloseimas além das que já havia comido. Quantas guloseimas ele comeu no total? Observe a cena da página 14 do livro. Quantas árvores aparecem? Quantas árvores há a mais que flores?







1 comentários:

Postar um comentário