·
Conversar com os alunos a respeito do gênero
textual lista, fazendo perguntas como: O que é uma lista? Qual sua finalidade?
Qual os tipos de listas que vocês conhecem?
·
Realizar atividade com a construção de listas
pelos alunos na qual diversas palavras serão colocadas dentro de um saco, cada
criança na sua vez sorteia uma palavra, logo após realizara a leitura
individual ou com o auxilio do professor e colegas, depois colocará esta
palavra na lista de frutas, animais, material escolar, objetos ou alimentos;
·
Passar tarefa a ser realizada em casa na qual os
alunos deverão produzir com o auxílio da
família um lista com os produtos que fazem parte da compra realizada no
supermercado;
·
Construir no quadro negro uma lista dos produtos
que fazem parte das compras realizadas no supermercado, cada alunos na sua vez
fala o nome de algum produto que faz parte da sua lista de compras, o professor
como escriba anota no quadro, logo após os alunos irão separar os produtos em
alimentos, higiene e limpeza;
·
Jogos: Jogo da lista de compras no supermercado,
acessar no link: http://jogos360.uol.com.br/lista_de_produtos.html
Avaliação
·
Por intermédio das atividades que envolvem a
oralidade como as inferências realizadas durante as leituras deleite e atividades
de produção das listas, identificar pontos a serem aprimorados na oralidade dos
alunos;
·
Analisar pela leitura realizada diariamente dos
cartazes quais as maiores dificuldades em relação à leitura;
·
As atividades de produção, assim como as
avaliações diagnósticas, servirão de norte para tabulação de dados e elaboração
de novas estratégias que possam contribuir na aprendizagem dos alunos;
Matemática
Objetivos
·
Identificar os números em diferentes contextos e
funções
·
Elaborar e resolver problemas de estruturas
aditivas com o uso de desenhos;
·
Comparar grandezas de mesma natureza, por meio
de estratégias diversas;
·
Ler interpretar e transpor informações em
gráficos e tabelas;
Procedimentos
Procedimentos
·
Com o auxílio da lista de frutas elaboradas na
disciplina de Língua Portuguesa, realizaremos uma pesquisa em sala de aula com
os alunos a respeito de qual a fruta preferida;
·
Logo em seguida como os dados coletados,
produziremos tabelas e gráficos;
·
Realizar pesquisa nas outras salas a respeito de
qual a fruta preferida pelos alunos, cada grupo ficará responsável por
pesquisar em uma sala;
F
Ficha para pesquisa
·
Elaboração de gráficos e tabelas com os dados
coletados;
·
Elaborar no quadro negro e conjunto com os
alunos situações problema com a ideia da adição que envolva palavras das listas
produzidas e o nome dos alunos da sala;
Avaliação
·
Identificar durante as atividades realizadas as
dificuldades dos alunos em relação à identificação de números e compreensão de
problemas que envolvem a adição, para posteriores planejamento que tenham por
objetivo criar estratégias que venham a consolidar a aprendizagem dos alunos em
relação ao conteúdo.
Ciências
Conteúdo: A
importância das frutas para o desenvolvimento humano;
Objetivos:
·
Perceber que os seres humanos crescem e se
desenvolvem ao longo da vida;
·
Conhecer a importâncias das frutas para um crescimento
saudável e manutenção da saúde;
·
Apresentar aos
alunos aos alunos os filmes:
Doki descobre as Frutas
GUGUDADA - A Música das Frutas
Educação Nutricional
·
Produção individual do livro das frutas,
contendo o nome e a importância do seu consumo para manutenção da saúde;
Avaliação
·
Através das atividades desenvolvidas identificar
a compreensão dos alunos em relação às atividades propostas, assim como no
trabalho com a expressão oral e escrita, na aquisição do hábito de alimentar-se
de frutas no seu cotidiano para manutenção da saúde;
0 comentários:
Postar um comentário